quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Dicas de coerência e coesão para a redação do Enem


Coerência textual na redação
Para alcançar a coerência textual na redação do Enem e assim atingir uma boa pontuação na prova, você deve ficar atento aos principais elementos que conferem inteligibilidade à escrita. Uma redação precisa, antes de qualquer outra coisa, deve fazer sentido. Se você, por descuido ou desconhecimento, abre mão dessa premissa, certamente seu texto ficará prejudicado. Agora algumas dicas que poderão te ajudar:
Antes de começar a escrever um texto, responda às seguintes perguntas:
    1- Qual é a finalidade do texto?
    2- Qual é o assunto?
    3- Quem é o leitor do meu texto?
    4- Qual tipo textual devo escolher?
 Respondidas às questões, você está pronto para começar a escrever. Para que seu texto seja coerente, ele precisa apresentar ideias e argumentos precisos e articulados. Mas a coerência não deve ficar restrita às ideias, ela precisa estar presente também no seu objetivo, ou seja, seu texto deve ser coerente com o tipo de leitor que você pretende atingir e com o gênero textual que você pretende desenvolver. Para que isso aconteça, alguns critérios devem ser respeitados, são eles:
    1- Princípio da não contradição;
    2- Princípio da não tautologia;
    3- Princípio da relevância.
    Os três critérios existem para que você se lembre de apresentar argumentos coerentes (princípio da não contradição) em um texto que evitem a repetição de ideias (princípio da não tautologia) e que apresentem informações relevantes (princípio da relevância). Essas informações devem estabelecer uma relação dialógica ao longo do texto, caso contrário serão apenas ideias deslocadas e desarticuladas dentro de sua redação. Se na fala você obedece a padrões mentais que norteiam o discurso oral, fazendo com que ele seja inteligível para seu interlocutor.Além disso, outra dica muito importante para que a coerência seja preservada é reler seu texto, pois uma leitura mais cuidadosa pode detectar falhas sintáticas e semânticas que, porventura, possam comprometer os sentidos de sua redação.

Coesão textual na redação

A coesão textual está relacionada com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical. Através do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudiquem a sintaxe e a semântica na redação do Enem. Acompanhe as dicas, bons estudos e boa prova!
► Existem cinco mecanismos de coesão. São eles:
        ● Referência: Pode ser exofórica, ou seja, quando o referente está fora do texto, ou endofórica, quando o elemento está expresso no texto (processos de anáfora e         catáfora);
        ● Substituição: Consiste na colocação de um item no lugar de outro elemento do texto, evitando assim a repetição de palavras e até mesmo de orações inteiras;
        ● Elipse: Nesse mecanismo, omite-se um item facilmente identificado através do contexto de uma frase;
        ● Conjunção: Elemento responsável pelas relações entre os elementos das orações do texto;
        ● Coesão lexical: Pode ser obtida através da reiteração (repetição do mesmo item através de termos semanticamente equivalentes) e da colocação (uso de termos pertencentes a um mesmo campo semântico. Exemplo: hospital, ambulância, pacientes, feridos etc.).
► Uso adequado dos conectivos: Os principais conectivos utilizados são as conjunções, palavras responsáveis por relacionar partes da oração ou orações de um período. Os conectivos textuais colaboram para a construção de um texto coeso, tendo como principal função estabelecer uma relação semântica entre os elementos do discurso.
► Estabelecimento de relações entre frases, orações e parágrafos: Todos os elementos são importantes para a construção textual e eles devem estar semântica e sintaticamente entrelaçados para que uma ideia expressa anteriormente tenha continuidade no texto.

► Coesão e coerência são elementos distintos: A coesão, ao contrário da coerência, é uma condição necessária, embora insuficiente para a criação do texto, ou seja, no seu texto até pode faltar a coesão, mas nunca a coerência, elemento responsável pela construção dos sentidos. Mas como estamos falando sobre a coesão textual no Enem, é importante que você faça bom uso dos conectivos para que eles auxiliem na articulação de ideias e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário